quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto para o 2º semestre- Período Tarde

Projeto: Construindo Valores


Categoria: Temas Transversais

Diretoria de Ensino de Diadema

EE Prof Délcio de Souza Cunha

Foco Principal do Projeto: 6.° ao 8°ano



Justificativa:

Constantes conflitos por motivos banais tornaram-se fonte de preocupação do Grupo Escola( Gestores, professores, pais de alunos...) que, pensando no resgate dos valores essenciais para uma convivência harmoniosa no ambiente escolar ( e fora dele), passou a buscar ações visando a valorização do ser humano.



Objetivos:

-Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na unidade escolar;

-Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras ;

-Transformar os alunos em agentes multiplicadores de valores na escola, na família, na comunidade;

-Desenvolver o espírito de colaboração em casa ou na escola, adquirindo senso de responsabilidade.



Metas:

-Atingir 100% do grupo de alunos destinados a serem multiplicadores e 100% dos alunos que realizarão as Oficinas;

- Elevar a confiança e a capacidade dos alunos em pensar nos desafios da vida, para que possam perceber aspectos de como é importante a formação de bons relacionamentos e de um ambiente afetuoso e generoso;

-Promover um ambiente escolar onde os alunos aprendem a respeitar os outros, a reconhecer a importância da família e suas diferenças, os direitos e deveres das pessoas;

-Desenvolver o interesse e auto-estima dos professores e dos alunos de maneira a contribuir com a redução dos índices de fracasso escolar e de violência na escola



Procedimentos:

-Divulgar o projeto para o grupo escola e realizar reuniões para esclarecimentos com o grupo de alunos multiplicadores (Alunos do Grêmio Estudantil, do Projeto Superação Jovem e alguns monitores de classe);

-Providenciar cópias das apostilas disponibilizadas no site WWW.cincominutos.org

-Propiciar ao grupo de alunos multiplicadores a Oficina “Motivação e Auto- Estima”;

-Providenciar cópias dos textos a serem desenvolvidos;

- Iniciar as aulas;(Serão aplicadas pelos professores eventuais, professores das classes de Ensino Fundamental II, Professor Mediador e ocasionalmente pelo Grupo Gestor;

- Monitorar o grupo de alunos multiplicadores no preparo e execução das Oficinas para os alunos do Ensino Fundamental II;

- Apresentar Palestra sobre Medicina Preventiva e Qualidade de Vida aos alunos do Ensino Médio;

- Apresentar Palestra sobre Bullying e Auto Estima (om psicóloga para os alunos multiplicadores;

- Auxiliar o grupo de alunos multiplicadores no preparo de material sobre o tema Bullying, selecionando vídeos e organizando momentos de informação e orientação para os demais alunos da unidade escolar;

-Acompanhamento diário da postura dos alunos. Em especial , dos alunos do Ensino fundamental II, verificando a aquisição (ou não) dos valores desenvolvidos ao longo das aulas, para retomar, intensificar ou propor nova metodologia;

-Postagens semanais no blog da escola sobre ações e resultados do projeto:








Observações:

Os computadores da Sala do Acessa serão utilizados para pesquisa e a Sala de Vídeo será acionada para apresentação das palestras, oficinas e projeção de vídeos.

As palestras sobre Bullying e Medicina Preventiva/Qualidade de Vida serão aplicados por profissionais capacitados .

As Palestras e a Oficina fornecerão subsídios para construção (ou reconstrução) da auto-estima e consequentemente facilitarão a aquisição dos valores humanos propostos pelo projeto.



Bibliografia

O Cotidiano da escola e da Sala de aula. O fazer e o compreender- Philipe Meireau

Avaliação da Aprendizagem Práticas de mudança- por uma práxis transformadora-Celso dos Santos Vasconcelos

Antropologia do Projeto- Jean Pierre Boutinet

0 comentários:

Postar um comentário

  ©E.E. Prof. Délcio de Souza Cunha - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo